TV Ufes completa 20 anos de existência

Publicado em 20 de Agosto de 2020

A televisão universitária da Ufes está comemorando seu aniversário de 20 anos. Desde sua estreia, a TV Ufes passou por muitas mudanças, mas sempre manteve o foco na produção de conteúdo audiovisual de cunho informativo, educativo, científico e cultural, buscando interlocução com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. Como televisão pública, a TV Ufes também sempre primou pela pluralidade de conteúdo, em ser um espaço para múltiplas vozes e de incentivo à produção cultural regional, bem como de pautar assuntos para formação crítica do cidadão.

Para comemorar suas duas décadas de história, a TV Ufes convidou antigos bolsistas e colaboradores para compartilharem algumas memórias de seus tempos de TV universitária. Os depoimentos serão divulgados diariamente, sempre às 18 horas, tanto pelo YouTube quanto pelas redes sociais da TV Ufes (Facebook e Instagram).

Histórico

Com a chegada do sistema de TV a cabo no Espírito Santo, em 2000, foi criado o Canal Universitário de Vitória. Com isso, surgiu também a TV Ufes, inicialmente ligada ao Departamento de Comunicação Social da Universidade. Com a produção de estudantes e o apoio de professores e técnicos-administrativos, a TV Ufes se tornou um importante espaço de aprendizagem.

Em novembro de 2012, foi iniciado um processo de reestruturação e modernização da TV Ufes, que desde então é vinculada à Superintendência de Comunicação da Ufes (Supec). Além de novos equipamentos, a televisão universitária passou a contar com servidores dedicados à produção audiovisual e, atualmente, a equipe é composta por duas jornalistas e uma cinegrafista, além de estudantes voluntários e bolsistas que contribuem com a produção. Buscando ampliar as temáticas trabalhadas, novos programas foram lançados e, além de manter sua grade no Canal Universitário, a TV Ufes passou a ocupar seu espaço nas redes sociais, ampliando sua divulgação para a comunidade universitária e também para a sociedade em geral.

Visando ampliar a acessibilidade de sua programação, desde março de 2014, os conteúdos informativos da TV Ufes passaram a contar com janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), graças ao apoio do Setor de Tradução e Interpretação em Libras da Ufes. Em 2020, a acessibilidade dos conteúdos foi melhorada e agora os vídeos também contam com legendas produzidas pela equipe da TV Ufes.

Fique ligado no conteúdo da TV Ufes!