Programa Dez explica as vantagens da modificação térmica da madeira

Publicado em 11 de novembro de 2021

O processo de modificação das propriedades da madeira por meio do calor ainda é pouco difundido no Brasil. Contudo, é um tipo de industrialização que traz diversos benefícios, principalmente por agregar valor a madeiras de menor qualidade.

A modificação térmica escurece a tonalidade da madeira, aumenta a estabilidade do material (o que evita empenamentos, por exemplo) e torna o produto mais resistente à proliferação de micro-organismos. Esses e outros benefícios são apresentados na nova edição do programa Dez, da TV Ufes, com a participação do professor Djeison Cesar Batista, do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Ufes, localizado no campus de Alegre.

Sobre o programa

Inspirado na ideia de promover discussões por meio de vídeos curtos, o programa Dez: ciência, pesquisa e informação tem duração média de dez minutos e traz, a cada edição, pesquisadores apresentando estudos científicos e seus resultados.

O conteúdo pode ser acessado no canal no YouTube e também nas redes sociais (Facebook e Instagram). A programação da TV Ufes ainda pode ser acompanhada no Canal Universitário de Vitória, canal 13 da Claro NET TV.