Diagnóstico de HPV em câncer de cabeça e pescoço é tema do programa Dez

Publicado em 6 de agosto de 2021

Em sua sétima edição, o programa de divulgação científica Dez, produzido pela TV Ufes, apresenta o estudo internacional HEADsPaCe, que investiga o câncer de cabeça e pescoço na América do Sul e na Europa, e tem como um dos objetivos avaliar os fatores que levam ao diagnóstico tardio da doença.

No Brasil, quatro centros de pesquisa participam do projeto e um deles está em Vitória, onde a professora Sandra von Zeider, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes, coordena a identificação do HPV em tumores de orofaringe (garganta).

Incidente em 20% dos casos desse tipo de câncer entre os brasileiros, o papilomavírus humano (um dos agentes causadores do tumor) pode ser identificado por meio da técnica de hibridização in situ. O diagnóstico precoce da doença traz benefícios como o tratamento mais assertivo, com o uso de terapias adequadas ao tipo do câncer e ao estágio da doença, proporcionando maior bem-estar para o paciente e redução dos custos do tratamento para o sistema de saúde.

Sobre o programa

Inspirado na ideia de promover discussões por meio de vídeos curtos, o programa Dez: ciência, pesquisa e informação tem duração média de dez minutos e traz, a cada edição, pesquisadores apresentando os resultados de seu trabalho.

O conteúdo pode ser acessado no canal no YouTube e também nas redes sociais (Facebook e Instagram). A programação da TV Ufes ainda pode ser acompanhada no Canal Universitário de Vitória, canal 13 da Claro NET TV.