Dez: Manguezais e regulação climática

Publicado em 1 de setembro de 2021

O manguezal é o ecossistema que mais estoca carbono no mundo, quando são comparadas áreas equivalentes (em hectares). Esse 'estoque' ocorre pelo aterramento de carbono no solo, retirando esse elemento da atmosfera, e contribuindo para a regulação climática do planeta. Contudo, eventos climáticos extremos, tais como secas ou geadas - provocadas justamente por mudanças climáticas -, podem destruir essas florestas e provocar a liberação do carbono estocado ao meio ambiente. O fato foi observado, por exemplo, na seca ocorrida entre 2014 e 2017, que afetou o Espírito Santo e consequentemente no manguezal do estuário do rio Piraquê-Açu-Mirim, em Aracruz, que perdeu 20% do seu estoque de carbono no período.

Leia também na revista Universidade: https://blog.ufes.br/revistauniversidade/2021/08/26/mudancas-climaticas-...

A TV Ufes é veiculada no Canal 13 da NET/Claro e também divulga seus conteúdos na internet, nas redes sociais Instagram e Facebook e também no canal TelevisaoUfes. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes [at] ufes.br.