Coletivos: Conheça os grupos que se organizam na Ufes

Publicado em 29 de novembro de 2011

Você sabe o que é um coletivo? Na Ufes, muitos grupos se formam para discutir e se mobilizar por interesses em comum, como a defesa da acessibilidade para todos ou a luta contra o racismo, por exemplo.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

A TV Ufes é veiculada no Canal 13 da NET e também divulga seus conteúdos na internet, por meio da página www.facebook.com/tvufes e do canal TelevisaoUfes. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes [at] ufes.br.

Conheça alguns coletivos que atuam na Ufes

Coletivo Araceli

Coletivo feminista formado no curso de História da Ufes.

Coletivo Camará

Queremos uma Universidade pintada de povo! Re-encantar o Movimento Estudantil Capixaba. Venha conhecer o Coletivo Camará ES e junte-se à nossa luta!

Coletivo Casa Verde

O Coletivo Casa Verde é um movimento auto-organizado que desde 2009 se propõem a trabalhar outras formas de se enxergar alianças entre o Campo, a Cidade e a Universidade, em torno de um modelo de vida, a Agroecologia! Realizando um trabalho de base educacional e político, ensinando e aprendendo, trocando informações e experiências com comunidades, trabalhadores e estudantes para fortalecer a relação campo/cidade.

Coletivo Filhas de Gaia

É um coletivo de mulheres do curso de Psicologia da Ufes, que atua contra o machismo institucional e defende a auto-organização feminista.

Coletiva Geni

O Geni é um auto-organizado de mulheres estudantes do curso de Direito da Ufes. Surgiu em 2016, após um áudio com conteúdo machista circular em um grupo de Whatsapp. Desde então, realiza reuniões para discutir sobre o feminismo e a auto-organização.

Coletivo Negrada

Criado em julho de 2012, é coletivo de estudantes, professores e servidores negrxs e cotistas, que lutam pelo acesso e permanência na universidade e contra o racismo.

Coletivo Soy Loco por Ti

O Soy Loco Por Ti é um coletivo que busca promover o bem viver, a cultura popular e a integração latino-americana a partir de uma visão crítica. Com integrantes de vários países como Brasil, Colômbia e Chile, realiza desde 2014 um programa de rádio semanal na Rádio Universitária, localizada na Ufes. Os programas são temáticos e usam a música como fio condutor de uma viagem sonora pela história, cultura e política da América Latina e Caribe. Além disso, o coletivo já realizou diversas atividades como debates, rodas de conversa, piquenique intercultural, saraus, festas, discotecagem, atividades de integração, parcerias com movimentos sociais, entre outras.