Agenda da TV Ufes é traduzida em Libras a partir desta sexta, 15

Toda sexta-feira, a Agenda da TV Ufes mostra os destaques dos espaços culturais e da vida acadêmica da Universidade, mas a partir da edição desta sexta-feira, 15 de abril, o programa terá uma novidade: a tradução em libras. A produção é feita em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) e a tradução será realizada pela subcoordenadora do Núcleo, Joyce Karolina Baiense.

Clique aqui para assistir.

Segundo Joyce Karolina, a ideia de disponibilizar a agenda traduzida em libras tem o objetivo de atender a comunidade surda, que agora terá a capacidade de saber o que vai acontecer na Universidade. “É importante para os estudantes surdos participarem dos eventos, pois às vezes eles não têm conhecimento do evento porque não tem uma explicação mais clara sobre a programação”, afirma Joyce. Atualmente, a Ufes tem 11 estudantes e três professores surdos mas, segundo a intérprete, a comunidade surda em geral participa frequentemente das atividades da Universidade e o programa levará  informação a todo esse público.

O estudante de Letras/Libras Gutierre Nascimento de Sá é bolsista do Naufes e acompanhou a gravação da agenda: “Eu acho muito importante que tenha a tradução em libras, para que a gente consiga entender os temas, eu queria conhecer todas as áreas que estão sendo abordadas nos eventos”, comemorou o estudante.

A jornalista da TV Ufes Ana Paula Vieira destaca ainda que em outros momentos, a programação já foi traduzida em Libras. “Na medida do possível, tentamos traduzir as matérias com informações sobre editais ou ações que afetem diretamente esse público, visto que ainda não temos condições de traduzir toda a programação. A tradução da Agenda é um avanço e a ideia é que isso se expanda cada vez mais, contemplando a inclusão e a democratização da informação e da comunicação”, afirmou Ana Paula.

A TV Ufes está no ar no Canal 13 da NET, e a programação também está disponível na página www.facebook.com/tvufes e no canal TelevisaoUfes. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes [at] ufes.br