Abertas as inscrições para a II Oficina de Telejornalismo promovida pela TV Ufes

Publicado em 3 de Fevereiro de 2017

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a TV Ufes realiza a segunda edição da Oficina de Telejornalismo. As inscrições, que são gratuitas, foram abertas na tarde desta quinta-feira, 2, e serão encerradas quando for atingido o limite de 20 vagas. Os interessados devem enviar os dados pessoais (nome completo, CPF, curso, período, número de matrícula, telefone e idade) para o e-mail tvufes [at] ufes.br solicitando a inscrição. Estudantes que participaram da edição anterior não poderão se inscrever nesta atividade.

A oficina faz parte do projeto de extensão "Incentivo à Produção e Difusão de Audiovisual sobre Diversidade Cultural do Espírito Santo por meio da TV Ufes" e tem como objetivo capacitar estudantes do curso de Comunicação Social da Ufes (de qualquer habilitação) para a produção de conteúdos audiovisuais, com ênfase em telejornalismo.

As atividades acontecerão no Estúdio do Laboratório de Vídeo do Prédio Multimeios e nas dependências da TV Ufes, ambos localizados no campus de Goiabeiras.

Conteúdo

A oficina será dividida em quatro módulos: I) Visão geral: noções telejornalísticas (adequação do texto, busca por fontes, desenvolvimento/apuração da pauta, entrevistas, roteiro, decupagem); II) Linguagem audiovisual (enquadramento, proporção, regra dos terços, composição/cenários, variabilidade de planos); III) Aspectos técnicos (manuseio de equipamentos, necessidade de improvisação, iluminação, captação sonora, edição e melhorias do material gravado); IV: Exercícios práticos.

Nesta edição, a oficina traz como convidado o jornalista Getúlio Costa, repórter da TV Capixaba, que contará, para os estudantes, detalhes do seu trabalho e do dia a dia da profissão.

Certificado

Ao fim da atividade, os participantes que obtiverem no mínimo 75% de presença receberão certificado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Ufes (Proex).