“Deriva”, série sobre música instrumental capixaba, estreia na TV Ufes

Estreia nesta quarta-feira, 15, a websérie Deriva, que apresenta músicos compositores da cena autoral e instrumental do Espírito Santo em seis episódios inéditos. Na série, o gaitista Paulo Prot e o violonista Geraldo Pereira visitam seis artistas em suas casas e ambientes de afinidade para conhecer a identidade sonora, instrumentos de estudo, composições e projetos de cada um, além de sempre tocarem juntos uma música do convidado, arranjada especialmente para o episódio. A websérie é uma realização da produtora audiovisual Ciano Filmes, com direção do servidor da Ufes Ramon Zagoto, viabilizada com recurso do Funcultura, através da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, e em parceria com a TV Ufes.

Nessa primeira temporada, Prot e Geraldo fazem uma série de derivas pela Grande Vitória, pedalando e buscando os caminhos poéticos trilhados pelos convidados: Wanderson Lopez (guitarra), Fernando Duarte (bandolim), Rafael Rocha (trombone), Jeremy Naud (piano), Lucas Arruda (piano elétrico) e Célio Paula (maestro), todos com uma vasta pesquisa, produção e estudo musical.

A partir do dia 15 de Junho, com periodicidade semanal, a série estará disponível em um canal do Youtube e na página do Facebook (facebook.com/derivawebserie), aberta e ao alcance de todos. A internet é um território em potencial para difundir e democratizar a arte, além de ser um caminho para aproximar o público do compositor . "A música autoral e instrumental ainda está muito distante da grande mídia e das casas de shows. Quebrando essa barreira, a gente fortalece a música do estado.", comenta o gaitista e apresentador Paulo Prot. "Esperamos que as pessoas se sensibilizem com o trabalho desses artistas, que até são mais conhecidos fora do estado e mesmo do país do que aqui nas cidades onde escolheram ficar e resistir", endossa o violonista e apresentador Geraldo Pereira. Desde o início de 2015, os dois apresentadores têm uma parceria musical em que exploram a música brasileira e toda sua diversidade sonora.

Depois do lançamento na internet, a série também será exibida na programação da TV Ufes no Canal Universitário de Vitória, Canal 13 da NET. A estreia será nesta quarta-feira, 15, às 20h. Semanalmente, entra no ar um novo episódio, no mesmo horário.

Trajetória

A série foi realizada entre Dezembro de 2015 e Junho de 2016, incluindo as etapas de pesquisa, elaboração de roteiro, produção, ensaio das músicas, captação, edição de som e imagem, mixagem e finalização.

As gravações ocorreram na região da Grande Vitória, passando pelos bairros Jardim da Penha (Vitória), Itapoã (Vila Velha), Centro (Vitória), Jardim Camburi (Vitória) e Jucutuquara (Vitória).

Música Instrumental no ES

A produção de música no Espírito Santo é intensa. No viés instrumental, a cena local é crescente e vive um momento de afirmação diante do mercado cultural. Novos nomes, lançamentos de discos e o sucesso de público de festivais regionais como o "Manguinhos Jazz e Blues Festival", "Santa Teresa Jazz & Bossa" e o "Festival de Inverno de Domingos Martins" são fortes sinais do interesse na produção e no consumo dessa vertente musical.

Equipe participante

Ramon Zagoto - Direção, Pesquisa, Roteiro, Câmera e Edição de Imagem

Luanna Esteves - Direção, Pesquisa, Roteiro e Produção Executiva

Geraldo Pereira - Pesquisa, Roteiro, Apresentação e Edição de Som

Paulo Prot - Pesquisa, Roteiro, Apresentação, Design e Motion Graphic

Willian Rubim - Câmera

Eduardo Madeira - Câmera

Pedro Monteiro - Câmera

Alex Gouveia - Câmera

Natália Dornelas - Câmera

Lucas Dornelas - Câmera

Jailson Mendes Jr. - Captação de Som Direto

Esteban Viveros - Captação de Som Direto

Daniel Tápia - Captação de Som Direto

MÚSICOS CONVIDADOS

Wanderson Lopez

Versátil compositor de sons e imagens. Wanderson é multi-instrumentista e participa de diversos projetos musicais, tanto solo, como trio, a exemplo do Baobá e Mondo Treo. Explora sonoridades diferentes e se dedica à pesquisa de timbres e instrumentos inusitados como o alaude e a guitarra portuguesa.

Fernando Duarte

É bandolinista, compositor e arranjador. Sua trajetória musical é voltada para a divulgação do bandolim por meio de composições, mas também de estudos. Lançou livros didáticos sobre o bandolim e é criador do site bandolim.net, referência nacional de pesquisa acerca do instrumento.

Rafael Rocha

Trombonista, compositor, arranjador e professor. Vem de uma família de músicos, com referências do jazz e da música brasileira. É integrante dos grupo Brasilidade Geral e R3, além do duo com Giovanni Malini, o Duoleiro.

Jeremy Naud

Francês da cidade de Melle, Jeremy conheceu a música brasileira em 2005  por meio da banda capixaba Manimal. Desde então, constrói laços e amplia sua identidade sonora no Espírito Santo, atuando como produtor e instrumentista em projetos e bandas com sonoridades diversas, a exemplo de Casaca, Carlos Papel e Soltos & Prensados, além de compor músicas de sua autoria com referência no piano.

Lucas Arruda

De Guaçuí, interior do Espírito Santo, Lucas conquista cada vez mais o mercado japonês, europeu e americano com os discos Sambadi (2013) e Solar (2015). É multi-instrumentista, mas tem forte afinidade com o piano elétrico, que garante uma sonoridade setentista para suas composições.

Célio Paula

Maestro a frente da Orquestra Pop & Jazz do IFES há mais de 30 anos. Nasceu em São Fidélis, interior do Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória musical como clarinetista e de onde herdou fortes referências da música brasileira que compartilha com seus alunos da oficina de música no IFES. É responsável pela formação de centenas de músicos do estado, incluindo Paulo Prot e Geraldo Pereira.

Texto: Websérie Deriva